sexta-feira, 27 de abril de 2012

Problemas de negócios? Chamem os designers.


Assim escreveu a Sra. Melissa Quinn para a FastCoDesign:

“Este ano assinala o terceiro aniversário do Rotman Design Challenge. Tudo começou como uma experiência única, organizada pelo Business Design Club da Universidade de Toronto para expor aos alunos do Master of Business Administration (MBA) da mesma escola o valor dos métodos de Design na resolução de problemas de negócios.

Este ano, a competição juntou equipas de outras escolas de MBA e também de algumas das melhores escolas de Design na América. Como júri da ronda final, eu tive oportunidade de ver em primeira mão as cinco melhores soluções ao desafio da competição: ajudar o TD Bank a fomentar relacionamentos vitalícios com os clientes estudantes e recém-licenciados, incentivando-os a ter comportamentos financeiros saudáveis.

Neste ano e no ano passado - os dois anos em que a Rotman convidou outras escolas a participar – os alunos das escolas de negócios foram arrasados pelos estudantes das escolas de Design. Das 12 equipas de Rotman deste ano, nenhuma delas chegou sequer à final. E enquanto apenas sete das 23 equipas concorrentes eram de cursos de Design (California College of Arts, Ontario College of Art and Design, e Universidade de Cincinnati), conquistaram os três primeiros lugares da competição, destruindo completamente os estudantes de MBA.

O que é que isto quer dizer?”

Não sei, mas colocar Designers contra Gestores (ou lá o que são os MBA's) não é de todo um bom caminho.
Em teoria, um estudante de MBA pode ter qualquer background, Design incluído.
Eu ainda acredito na multidisciplinaridade.
Ainda assim, gostei de ler.

Artigo completo na FastCoDesign.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Roubar como um artista


Resumidamente a ideia do autor, Austin Kleon é esta:

À excepção de Milo, o seu cão, qualquer pessoa pode ser criativa desde que se rodeie das coisas certas, isto porque nós somos uma “mashup” das coisas que vemos.

Tenho duas coisas a dizer: Não encontro um tradução decente para “mashup” e acho que há gente com menos criatividade que o cão do autor. De resto concordo em pleno.

How to Steal like an Artist em Monkeedesign.

É um livro? É um curso?


Mais um livro para o designer empreendedor.
Aliás, não é um livro, é um curso completo de Desenvolvimento de Produto.

“Como é que as empresas mais criativas e com mais sucesso do mundo encaram o desenvolvimento de produto? Segundo o autor, Andrea Belz, com uma “inovação disciplinada e implacável”.

Chapter 1. Ideation: Sources for New Product Ideas
 Chapter 2. Strategy: "If You Don't Know Where You're Going, You Might Not Get There"
 Chapter 3. Value Propositions: You Buy The Holes, Not the Drill
 Chapter 4. Finance: "I Will Gladly Pay You Tuesday For a Hamburger Today"
 Chapter 5. Intellectual Property: The Best Defense Is a Good Offense
 Chapter 6. Milestones: Ready, Get Set, Go/No Go!
 Chapter 7. Marketing: Why Build a Mousetrap If People Don't Have Mice?
 Chapter 8. Organization: Are You Dilbert?
 Chapter 9. Design: Click Where?
 Chapter 10. Engineering And Distribution: Getting the Job Done
 Chapter 11. Product Launch: The End Is the Beginning
 Chapter 12. Summary: Competing Today

Mais no Google Books

domingo, 8 de abril de 2012

Concurso IF Design Talents aka IF Concept Design Award


O concurso IF Design Talents,também conhecido como IF Concept Design Award, organizado pelos senhores do International Forum Design é talvez o concurso internacional de Design mais importante para estudantes e recém-licenciados.
A alguns dias da decisão final do júri (estava marcada para 1 de Abril), o media partner oficial Yanko Design divulgou aqui a sua própria selecção de 50 propostas.

Desta lista constam alguns casos sérios de resolução inteligente de problemas.

50 Shortlisted iF Design Talents 2012 Entries em Yanko Design
Site oficial dos IF Design Talents

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Startups, é assim que funciona o Design


Wells Riley, finalista de um curso de Design, decide dizer ao mundo e em particular às empresas em arranque o que é o Design e para que serve. A meu ver fá-lo muito bem.

Dava jeito um manifesto destes em português, dirigido às nossas startups, e já agora, às outras também (endups?).

Ver aqui.